Quando sabe-se menos.

A partir do momento em que a significação surge nas palavras de um texto, na exata precisão de ideia, nasce a sabedoria. A leitura, a elucidação e a compreensão provocam a emancipação da sabedoria alheia. Trata-se então da sabedoria íntima que se subtrai, uma concepção pessoal que acaba de ser preenchida por outro, uma possibilidade de vislumbre inédito que se anula, desaparece. Então, quando isso ocorre, estamos a saber menos do que o nosso egoísmo idealizou.



domingo, 1 de agosto de 2010

Ela não quer as suas qualidades

Pode tentar, o prazer é todo seu. Saiba, apenas, que ela não quer as suas qualidades. Nem agora nem após. Nunca.
As noites de hoje não tem importância, talvez. Um coração traído remete o perdão, mas nunca o adquire. Saberá no amanhã, se assim continuar.
Nas manhãs que virão, ela não reservará uns minutos para lhe observar, ela não saberá seu prato favorito nem a música de sua autoria. Ela só quer o desejo de ser desejada.
Ela não caíra em distinto pranto quando der a hora de partir, nem nunca quererá saber os motivos de seus atrasos. Ela só quererá o saber de um próprio querer.
Quando um dos dois envelhecer, pior será o assim. As palavras não convergeterão em conclusões, as respostas vagarão longe. Fará parte de um vazio, a que chamará de instinto de culpa.
Seus serviços não serão dignos de um olhar, ela não saberá qual o tamanho de suas obras. As realizaçõe serão só suas. (parabéns)
Ela não saberá de cor os caminhos de seu corpo, ainda ardente pela manhã que teima dia-a-dia.Ela não soprará uma brisa leve em seu ouvido em descanso para que acorde sem malícia e marejado.
Não saberá dizer bom dia ou boa noite sem parecer rotineira, será um eterno querer desprovido de boa vontade, assim saberá e assim não irá mais querer.
Ela não dirá, da boca pra fora, motes amorosos ou odes odiosas, guardará para o velório os sentimentos corrompidos e desprovidos de poesia. Lá, você não perceberá.
Não irá lhe dizer o certo e lhe esconder o errado. Não cuidará de você, mesmo quando não estiver doente. Ela será um detalhe, fatalmente esquecido. Acredite.
Somente sendo assim, saberá ser amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário