Quando sabe-se menos.

A partir do momento em que a significação surge nas palavras de um texto, na exata precisão de ideia, nasce a sabedoria. A leitura, a elucidação e a compreensão provocam a emancipação da sabedoria alheia. Trata-se então da sabedoria íntima que se subtrai, uma concepção pessoal que acaba de ser preenchida por outro, uma possibilidade de vislumbre inédito que se anula, desaparece. Então, quando isso ocorre, estamos a saber menos do que o nosso egoísmo idealizou.



segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Do amor e suas tragédias

Discreto, era viúvo. Camilo, enquanto semblante, exalava tristeza.
Na cidade todos sabiam e entendiam seus modos, e por vezes determinavam seu fim. Sabiam do amor e suas tragédias.
Quando sua filha ainda era pequena, cultivou um costume que se perdurou pelos anos. No meio de qualquer tarde, no marasmo de algumas horas, colocava sua filha para dormir. Contava histórias benéficas sobre o sono vespertino e dizia, que até mesmo quando se tinha pesadelos, esses serviam para expantar os males e medos enquanto o corpo descansava.
Enquanto sua filha dormia, Camilo chorava honrosamente à imagem de Nossa Senhora, chorava a saudade de sua esposa, a ausência como certa, durante sua oração voltava a vê-la.
Os anos se passaram e os hábitos de sua filha mudaram, os dele não. Ela sabia que não deveria o incomodar nas horas da tarde, nos momentos de sonho e oração. Respeitava a vocação do pai, respeitava a razão de um infinito amor, via na solidão a fidelidade almejada.
Quando Camilo faleceu, numa viagem simbolizada nos anos anteriores, sua filha preferiu a evocação distorcida dos sonhos. Dormiu disfarçadamente diferente. Seguiu dias orando e sonhando uma vida distante e peculiar.
Entendia do amor e suas tragédias.

2 comentários:

  1. Muito bom ;)
    (Os livros ali do lado são os que você prentende ler, é isso?)

    ResponderExcluir
  2. Os livros ao lado são livros que li e me indentifiquei muito. São os livros maravilhosos que me trouxeram a sensação de saber menos.

    ResponderExcluir