Quando sabe-se menos.

A partir do momento em que a significação surge nas palavras de um texto, na exata precisão de ideia, nasce a sabedoria. A leitura, a elucidação e a compreensão provocam a emancipação da sabedoria alheia. Trata-se então da sabedoria íntima que se subtrai, uma concepção pessoal que acaba de ser preenchida por outro, uma possibilidade de vislumbre inédito que se anula, desaparece. Então, quando isso ocorre, estamos a saber menos do que o nosso egoísmo idealizou.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

As calçadas socialistas

Por força habitual, caminho, diariamente sobre as calçadas maltrapilhas que servem de moldura às ruas esburacadas. Meus passos seguem, diariamente, trajetórias que se equivocam a cada casa, a cada mudança brusca de fachada, novo piso, nova forma e confusas saliências. Salvo as estrelas deixadas por cães ou donos, sinto prazer de minha andança diária.
Nos dias de chuva, os passos que naturalmente seguem, se perdem na imensidão de riscos e escolhas. Logo, sentem saudade de minha terra antiga, perdida em quilômetros de memória.
Nesses dias, quando guarda-chuvas tomam o cenário urbano emprestado, a batalha exercida pelos pés é descomunal ao tamanho espacial destinado aos transeuntes. A corrida rotineira contra o tempo se apresenta com vestígios de falta de educação e tato. O mundo em sua subconcepção.
Meus sapatos, comprados de acordo com o bom gosto e não bom tempo, não se situam em dias assim. Em por, sobre, entre e através de ardósias, fileiras de jardim, cópias desonrosas de Ipanema, obras-primas trabalhadas meticulosamente para atrapalhar o sentido alheio, trajetórias projetadas para proporcionar escorregões, batidas, leves desequilíbrios e tombos vexatórios, desconsertantes, tento seguir.
No ritmo estável de crescimento de crédito, temo encontrar novos projetos de desordem ambiental e estrutural, nos poucos anos que ainda me faltam.
Na confusão de minha trajetória e espera, novamente penso nas minhas origens, de calçadas retas e retificadas em que se prolongava a mistificação de uma escolha, de um único caminho já traçado por medidas anteriores.
Visto de lá, o problema daqui não é a chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário