Quando sabe-se menos.

A partir do momento em que a significação surge nas palavras de um texto, na exata precisão de ideia, nasce a sabedoria. A leitura, a elucidação e a compreensão provocam a emancipação da sabedoria alheia. Trata-se então da sabedoria íntima que se subtrai, uma concepção pessoal que acaba de ser preenchida por outro, uma possibilidade de vislumbre inédito que se anula, desaparece. Então, quando isso ocorre, estamos a saber menos do que o nosso egoísmo idealizou.



segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uma carta para dois amores

Dos três que acarretam essa situação, sou o mais leviano insensato. Temo um certo receio em expressar as palavras que carrego em meu peito, temo por saber que essas palavras devem acertar um outro peito e ainda outro, com sentimentos comuns, passionais e alternados.
Saibam que eu não seria capaz de demonstar, em momento algum, meu amor por você à ela e por ela à você. Os modos e maneiras são distintos, e no coração adverso há um diferente tipo de perdão.
Sei que não se deve amar dois sonhos, mais de um futuro simultâneo. Sei que a saudade pode ser esquecida ou ludibriada, caso não haja o sentimento da perda. Sem a falta não há a presença. Nada se faz.
Um amor dividido permanece somente em laços de sangue, mesmo assim, por detalhadas preferências, há o desejo de querer bem um pouco mais para um do que para outro. Nesse casos os filhos tendem a entender mais rápido do que as mães. No nosso caso, sempre soube ser filho.
Confesso que nunca tive a intenção de ter um caso ou me manter em outro, juro. Tudo fora fruto do acaso, interpretei equivocadamente suas necessidades de ficar sozinha e acompanhada. Nunca prometi o que deveria ser desejado, mas esqueci da culpa no que fora planejado.
Não espero perdão, nem daqui nem do outro lado. Também não espero ser escolhido, de nada seria justo, correto. Desejo o fardo de ficar só, sem ter de escolher entre beijos e lágrimas.
Minhas palavras são como menções de desabafo, nada mais. Devia a verdade, tanto para você como para ela. Não sei quais seriam inadequadas ou repreendidas, o certo é que prefiro o vazio das hipóteses.
As coisas ficarão bem, espero. Quando tudo se estabilizar, serão mais felizes. Tem de ser assim, senão for, não será mais por mim. De tudo que espero nada esperem de mim.
Saibam que um coração machucado possui a alma raptada e a certeza de encontrar alguém que lhe seja parte integrante.
Torço para que sejam.
Adeus.

Um comentário:

  1. "Desejo o fardo de ficar só, sem ter de escolher entre beijos e lágrimas."
    Victor, tenho de lhe dizer que você está evoluindo muito, mas por algum motivo me dói muito cada leitura, desde a primeira, você sabe. Estou sóbria e emocionada. Eu admiro seu talento, e amo você.

    ResponderExcluir